Sistema de Avaliação

A avaliação da aprendizagem é de competência do professor de cada disciplina e/ou área de estudo, sob a orientação da Coordenação Pedagógica, e é feito pelo acompanhamento contínuo do desempenho do aluno e dos resultados por ele alcançados.
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  • O aproveitamento do aluno em cada área de estudo ou disciplina será expresso em notas de 0 a 10.
  • Considerar-se-á aprovado na disciplina ou área de estudo o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% e aproveitamento igual ou superior a 7(sete) na média aritmética das 4(quatro) médias bimestrais.
  • O registro da freqüência do aluno é de competência do professor e é feito no Diário de Classe, fornecido pela Coordenação Pedagógica.
  • O aluno será promovido à série seguinte quando obtiver como média final nota igual ou superior a 7,0(sete), da escala de notas de 0 a 10, em todas as disciplinas ou áreas de estudo, consideradas no Currículo do Colégio.
  • As médias serão aprovadas até a primeira casa decimal, com arredondamento.
  • Na avaliação final do bimestre, entrarão todos os assuntos estudados nos dois meses do bimestre.
  • Para obtenção das notas bimestrais será adotado o seguinte critério em cada disciplina e/ou área de estudo:
  • Define-se, no planejamento cooperativo, as modalidades de avaliação e a sua quantidade necessária, ressalvada a obrigatoriedade de realizar, pelo menos, uma avaliação somativa no final de cada mês, perfazendo um total de 8(oito) notas no ano.
  • Obtém-se a nota bimestral somando as notas dos 2(dois) meses e dividindo pela quantidade deles.

Específico do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio:

  • o aluno fará, no final de cada semana, um texto-síntese, expressando assuntos vivenciados na semana;
  • haverá atribuição de nota ao texto-síntese, numa escala de 0 a 10;
  • no final do mês, a média das notas dos textos-sínteses será uma das médias a ser considerada na obtenção da média final do mês;
  • A recuperação poderá ser realizada no processo, através de atividades diversificadas paralelas. No fim de cada bimestre letivo, haverá recuperação parcial, oportunizando ao aluno o estudo intensivo e diversificado dos assuntos já abordados. Não há 2ª chamada para avaliação de recuperação parcial. Ela é uma opção; podendo ele recuperar a nota no bimestre seguinte.
  • Aluno de aproveitamento insuficiente poderá ainda obter aprovação mediante estudo de recuperação, no final do ano letivo, em até duas disciplinas no Ensino Fundamental e em três disciplinas no Ensino Médio.
  • Será aprovado, após esses estudos de recuperação, o aluno que obtiver aproveitamento no mínimo de 80% da escala de escores de 0 a 10 e 90% de freqüência.

OBSERVAÇÃO

A tarefa de casa é obrigatória. A não apresentação da mesma implicará na diminuição de nota, na respectiva disciplina, cada vez que o fato ocorrer.gty_standardized_test_jef_121213_wblog

AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA

A inscrição para a 2ª chamada de avaliações deverá ser requerida em tempo hábil e, no máximo, até 2(dois) dias úteis após a perda da avaliação, mediante apresentação de atestado médico e preenchimento pelo pais do requerimento específico, na Recepção do Colégio;

A divulgação do calendário das avaliações de 2ª chamada, com datas previstas na Agenda Notre Dame, será feita pela Coordenação e comunicada em sala aos alunos;

Em caso de doença infecto-contagiosa, exigindo mais de uma semana de ausência ao Colégio, o aluno fará as provas de 2ª chamada no início do período de férias (julho, para as provas do 1º semestre, e de dezembro, para as do 2º semestre);

A ausência do aluno na 2ª chamada implicará em atribuição da ZERO na disciplina em questão.

RECOMENDAÇÕES PARA OS DIAS DE AVALIAÇÕES

As recomendações abaixo relacionadas deverão ser observadas pelos alunos, para evitar imprevistos e situações desagradáveis durante as aplicações das avaliações:

  • Verificar no painel de sala e/ou na Agenda Notre Dame as datas das avaliações de cada disciplina;
  • Antes de vir ao Colégio, verificar se está de posse de todo o material de que precisará para fazer a avaliação;
  • O aluno deverá preencher corretamente todo o cabeçalho, escrevendo seu nome completo e a identificação de sua turma;
  • Usar letra legível e caprichada, desde o cabeçalho até a última resposta;
  • Ler atentamente o enunciado para poder dar a resposta completa ao que se pede;
  • Nunca tentar resolver a questão sem ler todo o seu enunciado;
  • Organizar o pensamento antes de escrever qualquer resposta, pois, caso contrário, poderá fazê-lo de forma incompleta ou escrever o que não deve;
  • Responder, primeiramente, as questões que julgar mais fáceis, depois, as mais difíceis, evitando, assim, perder tempo e deixar em branco questões que sabe;
  • Evitar rasuras. No caso de erro, colocar o que estiver errado entre “barras” e escrever “sem efeito”, sem riscar ou borrar;
  • Reler a avaliação antes de entregá-la, porque, caso tenha deixado em branco algum item, por distração ou esquecimento, ainda poderá completá-lo;
  • Nas avaliações que exijam cálculos, os mesmos poderão ser feitos a lápis e a resposta a tinta. Os cálculos não poderão ser apagados;
  • As avaliações não poderão ser entregues antes de 30 minutos após o seu início. É importante que reflita bastante sobre o que aprendeu e não ser prejudicado pela pressa em responder às questões.
  • Nunca usar corretivo em prova. Ele é proibido;
  • Não é permitido, no decorrer da prova, olhar para os lados, conversar, etc., pois essas atitudes poderão ocasionar perda de pontos, anulação de questões e até da própria prova.