Proposta Pedagógica

bem vindo site

O Colégio Notre Dame segue a Pedagogia Freinet e é filiado ao Movimento de Escola Moderna.

Em oposição à pedagogia tradicional, a Pedagogia Freinet caracteriza-se por colocar o aluno – ser social-(e não o professor) no centro da atividade escolar, permitindo a construção da sua própria aprendizagem. A partir da descoberta, da experiência, do confronto de idéias, o aluno aprende, expressa e socializa o aprendizado. Realiza, assim, um trabalho cooperativo, construindo a sua autonomia.

 

Alguns dos principais aspectos do projeto pedagógico:

  • O conhecimento é construído sempre que possível, em contato com a realidade, ou em laboratório, em sala ambiente, em salas de exposição e discussão, conforme os objetivos da matéria estudada, trabalhando todo o conteúdo estabelecido oficialmente e do interesse do grupo para cada série ou disciplina através dos projetos integrados, das soluções de problemas e da aprendizagem por descoberta;
  • A família acompanha, diariamente, o desenvolvimento do aluno através da Agenda Notre Dame, dos Planos de Trabalho, dos Instrumentos de Fixação, Revisão e Avaliação;
  • O assunto proposto respeita a curiosidade do aluno e as atividades são associadas a temas atuais;

A aprendizagem incentiva a não decorar assuntos, mas:
raciocinar – formular hipóteses – experimentar – raciocionar.

  • Na Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizam-se ateliers diversificados, com sub-grupos de alunos e atividades independentes;
  • Na Alfabetização, através de um método natural de aquisição e aperfeiçoamento da língua, a criança aprende a ler e a escrever vivendo situações organizadas intencionalmente, em ateliers de modelagem, conto, teatro, produção, impressão de textos e outros. Desde as séries iniciais, os alunos produzem os seus próprios textos, evitando-se as tradicionais “cartilhas”, distantes do mundo da criança e de uma aprendizagem meramente mecânica;
  • Turmas com apenas 20 a 35 alunos, possibilitam atenção individualizada, especialmente em anos iniciais;
  • O conteúdo de cada matéria/disciplina estudada está estruturado obedecendo aos parâmetros curriculares do MEC, tendo como referência um tema geral. Em cada mês, os estudos se voltam para aspectos desse tema e dos temas transversais.