Metodologia

banner do site

O ALUNO É O CENTRO DA ATIVIDADE

Em oposição à pedagogia tradicional, a pedagogia Freinet caracteriza-se por colocar o aluno – ser social – (e não o professor) no centro da atividade escolar, para ajudá-lo a construir a sua própria aprendizagem.

METODOLOGIA

Destaca o princípio da aprendizagem por descoberta, partindo do interesse e da atividade de experimentação dos alunos.
56570066

PROFESSOR

  • Facilita o processo de busca do conhecimento;
  • Organiza e coordena situações de aprendizagem;
  • Possibilita o convívio e o trabalho cooperativo;
  • Organiza o estudo do aluno, instrumentando-o ao trabalho independente;
  • Estimula a expressividade e comunicação intra e interescolar;

ALUNO POR SALA DE AULA

As turmas com apenas 20 a 25 alunos possibilitam atenção individualizada, especialmente em iniciais.

JEITO DE EDUCAR

  • O conhecimento é construído em contato com a realidade, em laboratório, em sala ambiente, em salas de exposição e discussão ou conforme os objetivos da matéria estudada.
  • O assunto proposto respeita a curiosidade do aluno e as atividades são associadas a temas atuais.
  • A aprendizagem incentiva a não decorar o assunto, mas: a racionar – a formular hipóteses – a experimentar.
  • Utilizam-se ateliês diversificados, com sub-grupos de alunos em atividades independentes sob a orientação e o acompanhamento dos professores.

ALFBETIZAÇÃOgirls-with-arms-crossed-2

A criança aprende a ler e a escrever vivendo situações significativas de aprendizagem, organizadas intencionalmente, em ateliês diversos. Desde as séries iniciais, produzem os seus próprios textos, inicialmente registrados pelas professoras . A produção escrita deles é o acervo principal para aquisição do código linguístico. Convivendo na realidade , em contato com os diversos registros, com os seus próprios textos, eles vão penetrando no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.

INTERDISCIPLINARIDADE

No Colégio Notre Dame, a programação didático-pedagógica está estruturada tendo como referência um tema geral e, em cada mês e semanas, os estudos de cada matéria/disciplina específica se voltam para aspectos deste tema geral, analisando o momento atual, em diferentes enfoques. Os temas são “pontos de cruzamento” das diversas ciências estudadas.Ao longo do ano, novos temas vão surgindo conforme o interesse dos alunos e do encaminhamento dos projetos.

EDUCADORES ATUALIZADOSstudent

Desde os anos iniciais, os professores têm formação superior, a maioria são pós-graduados e estão em constante treinamento e reciclagem, participando de diversos eventos, inclusive do Movimento da Escola Moderna, do qual o Notre Dame é filiado.

DISCIPLINA

As normas de convivência e disciplina estabelecidas são claramente definidas, de modo a ajudar o aluno a se organizar, a estabelecer limites e a conviver numa relação de direitos e deveres, tendo em vista a construção da cidadania. As regras são discutidas pelo grupo de convivência e repensadas conforme as circunstâncias de vida.

ESPORTE

No Colégio Notre Dame, o esporte, com destaques para o futsal e o basquete, são muito valorizados pelos alunos, sendo bem classificado no ranking das Escolas e dos Clubes, em competições piauienses nas categorias Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim e Infantil. O Colégio é campeão piauiense na categoria Fraldinha e vice na categoria Mirim. O basquete infantil já representou o Piauí por duas vezes nos JEBS (Jogos Estudantis Brasileiros), patrocinados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em Poços de Caldas-MG e em Brasília – DF.