Metodologia
O ALUNO É O CENTRO DA ATIVIDADE
Em oposição à pedagogia tradicional, a pedagogia Freinet caracteriza-se por colocar o aluno – ser social – (e não o professor) no centro da atividade escolar, para ajudá-lo a construir a sua própria aprendizagem.
METODOLOGIA
Destaca o princípio da aprendizagem por descoberta, partindo do interesse e da atividade de experimentação dos alunos.
PROFESSOR
- Facilita o processo de busca do conhecimento;
- Organiza e coordena situações de aprendizagem;
- Possibilita o convívio e o trabalho cooperativo;
- Organiza o estudo do aluno, instrumentando-o ao trabalho independente;
- Estimula a expressividade e comunicação intra e interescolar;
ALUNO POR SALA DE AULA
As turmas com apenas 20 a 25 alunos possibilitam atenção individualizada, especialmente em iniciais.
JEITO DE EDUCAR
- O conhecimento é construído em contato com a realidade, em laboratório, em sala ambiente, em salas de exposição e discussão ou conforme os objetivos da matéria estudada.
- O assunto proposto respeita a curiosidade do aluno e as atividades são associadas a temas atuais.
- A aprendizagem incentiva a não decorar o assunto, mas: a racionar – a formular hipóteses – a experimentar.
- Utilizam-se ateliês diversificados, com sub-grupos de alunos em atividades independentes sob a orientação e o acompanhamento dos professores.
ALFABETIZAÇÃO
A criança aprende a ler e a escrever vivendo situações significativas de aprendizagem, organizadas intencionalmente, em ateliês diversos. Desde as séries iniciais, produzem os seus próprios textos, inicialmente registrados pelas professoras . A produção escrita deles é o acervo principal para aquisição do código linguístico. Convivendo na realidade , em contato com os diversos registros, com os seus próprios textos, eles vão penetrando no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.
INTERDISCIPLINARIDADE
No Colégio Notre Dame, a programação didático-pedagógica está estruturada tendo como referência um tema geral e, em cada mês e semanas, os estudos de cada matéria/disciplina específica se voltam para aspectos deste tema geral, analisando o momento atual, em diferentes enfoques. Os temas são “pontos de cruzamento” das diversas ciências estudadas.Ao longo do ano, novos temas vão surgindo conforme o interesse dos alunos e do encaminhamento dos projetos.
EDUCADORES ATUALIZADOS
Desde os anos iniciais, os professores têm formação superior, a maioria são pós-graduados e estão em constante treinamento e reciclagem, participando de diversos eventos, inclusive do Movimento da Escola Moderna, do qual o Notre Dame é filiado.
DISCIPLINA
As normas de convivência e disciplina estabelecidas são claramente definidas, de modo a ajudar o aluno a se organizar, a estabelecer limites e a conviver numa relação de direitos e deveres, tendo em vista a construção da cidadania. As regras são discutidas pelo grupo de convivência e repensadas conforme as circunstâncias de vida.
ESPORTE
No Colégio Notre Dame, o esporte, com destaques para o futsal e o basquete, são muito valorizados pelos alunos, sendo bem classificado no ranking das Escolas e dos Clubes, em competições piauienses nas categorias Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim e Infantil. O Colégio é campeão piauiense na categoria Fraldinha e vice na categoria Mirim. O basquete infantil já representou o Piauí por duas vezes nos JEBS (Jogos Estudantis Brasileiros), patrocinados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em Poços de Caldas-MG e em Brasília – DF.