Iniciamos a preparação da Páscoa, no Colégio Notre Dame.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

0

Informativo 013
Teresina, 27 de março de 2018.

Sr. Pai / Sra. Mãe, prezados alunos,

Iniciamos a preparação da Páscoa, no Colégio Notre Dame.
Vejam o significado de alguns símbolos!

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Páscoa, para os hebreus, era a festa que celebrava a passagem da escravidão do Egito para a libertação. Para os cristãos, significa a passagem da morte para a vida, com a morte de Cristo e sua ressurreição.

Os ovos de Páscoa trazem a ideia de nascimento, começo de vida. Os cristãos primitivos aproveitaram o costume de presentear com ovos coloridos, realizado por muitos povos da antiguidade, para lembrar a ressurreição de Jesus. A substituição de ovos cozidos pelos de chocolate pode ser explicada pela abstinência de produtos de origem animal que alguns cristãos fazem durante a Quaresma.

O coelho tornou-se símbolo pascal por sua grande fecundidade. Representa a Igreja que, pelo poder do Cristo, é fecunda na missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

O Círio Pascal, uma vela grande que é acesa no Sábado de Aleluia, significa “Cristo, luz dos povos”. Os símbolos Alfa e Ômega, nela gravados, querem dizer que “Deus é princípio e fim de tudo”.

A cruz simboliza o sofrimento e a ressurreição de Cristo.

O Cordeiro é o próprio Cristo, “filho e cordeiro de Deus” que foi sacrificado para salvar a humanidade.

O pão e o vinho, usados por Cristo na Última Ceia, eram os principais alimentos da época, e representam o corpo e o sangue de Cristo. São símbolos para celebrar a vida eterna.

O bolo em forma de pomba, conhecido como comlomba pascal, retrata a vinda do espírito santo de Deus.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.